É a norma que disciplina o funcionamento da Câmara Municipal
Estabelece regras claras para a organização dos trabalhos legislativos e administrativos. Ele define como são estruturadas as sessões, como ocorrem as votações, quais são as atribuições da Mesa Diretora, das Comissões Permanentes, dos vereadores e dos demais órgãos da Casa.
Esse conjunto de normas orienta o processo legislativo — desde a apresentação de proposições até sua discussão, tramitação e votação — garantindo transparência, ordem e eficiência nos trabalhos parlamentares. O Regimento também regulamenta procedimentos de ética, decoro, direitos e deveres dos vereadores, garantindo que a atividade legislativa siga padrões democráticos e institucionais.
Por ser essencial ao bom funcionamento do Poder Legislativo municipal, o Regimento Interno deve estar sempre alinhado à Lei Orgânica Municipal e à legislação federal e estadual pertinente. Seu cumprimento assegura previsibilidade, segurança jurídica e clareza sobre o papel de cada ator dentro da Câmara Municipal, permitindo que os trabalhos aconteçam de forma organizada e em respeito ao interesse público.
DISPÕE SOBRE A ABERTURA NO ORÇAMENTO VIGENTE DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 1.400.000,00 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, AUTORIZADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 1.714, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Como está sua experiência em Legislativo - Institucional?